Câmara Mun. de São João das Duas Pontes-SP
Administração 2013 - 2016
Portal da Cidade Fonte luminosa da praça central Paço Municipal

 

São João das Duas Pontes é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 2.566 habitantes (IBGE/2010) e área de 129,3 km². São João das Duas Pontes pertence à Microrregião de Fernandópolis.

 

» A História

O devassamento iniciou-se no final do século XIX, a partir do Pouso das Duas Pontes, junto às pontes sobre os córregos da Lingüiça e Jagorinha, estabelecido pelos viajantes e boiadeiros que demandavam de Tanabi ao Noroeste Paulista para atingir o Porto do Taboado, no rio Paraná. A colonização efetiva somente se deu por volta de 1943, quando Sebastião Batista Alves, José Correia de Souza e João Batista Alves Filho implantaram uma estrada de ligação entre Duas Pontes e Fernandópolis, substituída, em 1946, por outra de melhor construção.

Em torno do cruzeiro levantado diante da igreja, construída pelos fundadores, foi celebrada a primeira missa em 24 de junho de 1947. Em virtude de ser o dia de São João Batista, padroeiro da cidade, e por localizar-se próxima ao pouso dos tropeiros, a povoação foi denominada de São João das Duas Pontes.

Desde os primeiros anos, a localidade se dedicou à agropecuária, destacando-se além de cereais diversos, o milho, cana, e algodão. As altas rentabilidades das lavouras propiciaram a criação do Distrito de Paz, em 1959, que foi elevado à categoria de Município, cinco anos depois.

GENTÍLICO: SÃO – JOANENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado pela Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, com sede no povoado do mesmo nome, desmembrado do Distrito de Estrela d’Oeste, no Município de Estrela d’Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Distrito de São João das Duas Pontes permanece no Município de Estrela d’Oeste.

Elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Estrela d’Oeste. Constituído do Distrito sede. Sua instalação verificou-se no dia, 21 de março de 1965.